REGULAMENTO – 2º CAMPEONATO DE PESCA FEMININO DA OAB/CAATO DO CAMPEONATO

 

O 2º Campeonato de Pesca da Feminino da OAB/CAATO é uma realização da Caixa de Assistência dos Advogados do Tocantins, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins e integra o rol de ações planejadas pela CAATO no “Mês da Mulher Advogada – CAATO”, a serem executadas no decorrer de março de 2024.

O torneio acontecerá no Clube da OAB, no dia 23 de março. As interessadas têm do dia 13 ao dia 20 de março para realizar a inscrição, podendo ser prorrogado a critério dos organizadores.

O campeonato será disputado entre equipes de duas integrantes MULHERES, onde a primeira vaga deve ser obrigatoriamente preenchida por ADVOGADA inscrita, ESTAGIÁRIA inscrita, dependente mulher e/ou colaboradoras do Sistema OAB/ TO, sendo a segunda vaga livre. Será permitida a presença de um único homem na embarcação para desempenhar a função de piloto, sendo a ele permitido ofertar apoio técnico, porém VEDADO pescar, sendo a atividade de pescaria exclusiva das mulheres integrantes da equipe.

As inscrições devem ser realizadas diretamente na CAATO, com orientações através do telefone (63) 3212-9623, e ficha de inscrição a ser enviada para o e-mail caato.campeonatoestadual@oabto.org.br. A inscrição deverá ser feita por equipe e é gratuita, porém as vagas são limitadas a 15 (quinze) equipes.

No ato da inscrição, as participantes serão nomeadas como 1ª pescadora (capitã) e 2ª pescadora.

Qualquer competidora menor de idade deverá pescar com seu responsável legal na mesma embarcação, ou entregar autorização por escrito, assinada pelo responsável.

 

DO OBJETIVO

O 2º Campeonato de Pesca Feminino da OAB/CAATO tem como objetivo fomentar a prática da pesca esportiva no Tocantins entre as mulheres, promovendo o lazer a integração entre as advogadas, estagiárias inscritas na OAB Tocantins e suas dependentes, visando a melhora na qualidade de vida e a promoção da socialização.

Visa, ainda, desenvolver a consciência ecológica das pescadoras participantes, através da divulgação e prática das leis que normatizam a Pesca Esportiva, visando, principalmente, o combate do uso de materiais e atitudes poluentes.

 

DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO

A comissão organizadora será indicada pela OAB/CAATO.

O evento contará com supervisão legal e fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Marinha do Brasil.

 

DA PROGRAMAÇÃO

O Campeonato acontecerá no Clube da OAB, no dia 23 de março. No dia do torneio, as participantes receberão o kit (régua, cartão e adesivo), podendo a entrega ser antecipada a critério dos organizadores.

O torneio será exclusivamente da espécie Tucunaré, na modalidade de arremesso com iscas artificiais e/ou vivas, onde será obrigatório o pesque e solte.

Todas as embarcações estão sujeitas à inspeção na saída, durante o torneio e na chegada dos barcos.

Seja prudente! Faça a sua estratégia de pescaria em solo, posicione-se para a direção do seu ponto de pesca escolhido, evitando possíveis manobras arriscadas que possam causar acidentes.

A LARGADA

A largada será dada pontualmente às 6:30h (seis horas e trinta minutos), com efeito sonoro e fogos de artifício, e será ordenada de acordo com a formalização e ordem de inscrição. Os kits serão entregues na inspeção prévia.

O ENCERRAMENTO

Às 12:00h (doze horas) será dado um sinal sonoro (com fogos) indicando o encerramento da prova.

AFERIÇÃO (MOSTRA DOS VÍDEOS)

Até às 12:30h (doze horas e trinta minutos), uma representante da equipe deve estar posicionada na fila para aferição e apresentação de fotos e vídeos.

CERIMONIAL DE PREMIAÇÕES

O cerimonial de premiações será realizado no Clube da OAB/CAATO após a confirmação das vencedoras.

 

DA COMPETIÇÃO

EQUIPAMENTOS DE USO PERMITIDOS AOS COMPETIDORES

– GPS/ Sonar- Carretilhas, molinetes ou fly de qualquer tipo, tamanho ou peso, carregados com linhas de diâmetro livre;

– Iscas artificiais de qualquer tipo;- Isca viva;

– Varas de qualquer tipo ou tamanho, não havendo limites de varas montadas na embarcação;

– Puçá para recolhimento do peixe.

MEDIÇÃO DIGITAL

A medição dos peixes capturados no 2º Campeonato de Pesca da Feminino da OAB/CAATO deverá ser feita por meio de vídeos e fotos, que deverão seguir as regras dispostas abaixo:

– Os vídeos e fotos deverão ser feitos individualmente para cada peixe;

– A foto deve abranger todo o peixe e a régua;

– Cada vídeo deve conter no máximo 60 segundos;

– Para efeito de medição, deverá ser usada a régua que conterá a numeração da equipe;

– Para efeito de medição será considerada a extremidade cefálica à caudal (da boca aofinal do rabo do peixe);

– Registros do peixe com a boca aberta, sem encostar o início da boca na base da régua, ou com alicate de contenção, poderão ser desqualificados a critério da organização;

– Registros com a inclinação da cauda do peixe, fora do seu sentido normal e natural poderão ser desqualificados, ou seja, inclinar ou entortar a cauda do peixe com a mão ou outro meio. A cauda deve estar reta, sem forçar o seu sentido para baixo ou para cima.

APRESENTAÇÃO DOS PEIXES

Cada equipe poderá apresentar até 5 (cinco) Tucunarés.

– Os peixes deverão apresentar tamanho mínimo de 35 (trinta e cinco) centímetros, estarem vivos e em condições de soltura, isentos de qualquer sinal que indique outras formas de pesca diferentes da permitida, sob pena de desclassificação do exemplar ou da equipe;

– A apresentação dos peixes mortos ou acima da quantidade pré-estabelecida no regulamento, poderá acarretar em punição ou desclassificação da equipe, após avaliação da organização do evento;

– Caso algum peixe apresentado não tenha condições de soltura, “peixe boiar”, o mesmo será retirado da contagem e não poderá ser substituído;

– Os vídeos e fotos serão avaliados pelos fiscais oficiais do evento apresentados no local de aferição localizado na chegada do Clube da OAB até no máximo 12:30h, caso a equipe chegue após o horário determinado a organização não receberá em hipótese alguma os vídeos para aferição.

– Na medição do peixe pelo árbitro da competição, a cauda do Tucunaré deverá estar reta, o rabo espalmado, e a boca fechada, com a numeração da equipe visível.

CLASSIFICAÇÃO

Para efeitos de medição, serão consideradas as extremidades cefálica e caudal.

A classificação será feita pela soma total dos 5 (cinco) peixes em centímetros lineares, na seguinte forma > 01 (um) ponto para cada centímetro de peixe, sendo contados apenas de 0,5 em 0,5 cm. Exemplo: 40,0 cm = 40 pontos, 45,5 cm = 45,5 pontos. Após a contagem, será feita a somatória dos 05 peixes em pontos corridos. Exemplo: 49,5 + 46 + 50 + 51,5 + 40 = 237 pontos.

 

DAS COMPETIDORAS

As equipes serão exclusivamente compostas por mulheres. Em caso da impossibilidade de uma das integrantes da equipe participar, a mesma poderá ser substituída, ou a equipe poderá pescar sem a mesma, desde que oficializado previamente diante da comissão organizadora. A princípio, a equipe deverá ser composta com pelo menos uma advogada inscrita, estagiária inscrita, dependente mulher ou colaboradora mulher do sistema OAB. Caso ultrapassado o prazo para inscrição e as vagas não sejam totalmente preenchidas atendendo ao critério, haverá a possibilidade de inscrição por equipes compostas apenas pelo público geral, a critério dos organizadores.

OBRIGAÇÕES DAS INTEGRANTES DA EQUIPE

– Cumprir e fazer cumprir o regulamento;

– Usar apenas iscas artificiais e/ou vivas;

– Manter comportamento cortês perante as demais competidoras, árbitros e público presente;

– Utilizar uma única embarcação durante a prova, com motor à combustão em condições de navegabilidade e com a documentação em dia, conforme normas e instruções da Marinha do Brasil;

– Estar com a documentação ambiental em dia;

– Colar na embarcação da equipe, o número de inscrição para facilitar a identificação;

– Permitir a vistoria pelo árbitro ou fiscais do torneio na embarcação;

– Respeitar uma distância mínima de 50 (cinquenta) metros entre as embarcações;

– Ao final da prova, quando se aproximarem do ponto de aferição (entrega dos vídeos) para apresentar a medição dos peixes, posicione sua embarcação de acordo com a orientação da organização ou equipe de arbitragem. Tão logo feitas as aferições, retire imediatamente sua embarcação do local, afim de não atrapalhar embarcações que estão chegando.

FICA VETADO AS INTEGRANTES DA EQUIPE

– Usar mais de uma isca municiada com anzóis por vara;

– Abordar ou deixar-se abordar por outras embarcações que não sejam as do árbitro ou fiscais do campeonato; – Jogar lixo no lago ou em suas margens;

– Utilizar qualquer material ou equipamento predatório para a pesca, além dos permitidos para a prova;

– Permitir que qualquer pessoa não inscrita no campeonato possa auxiliar de qualquer forma na captura do peixe, especialmente o piloto;

– Prejudicar os concorrentes com manobras escusas dentro ou fora do barco.

SERÁ DESCLASSIFICADA A EQUIPE QUE

– Pescar fora das embarcações;

– Se utilizar do auxílio do piloto homem nos atos correlatos a pescaria em si;

– Apresentar peixes com marcas de rede;- Alterar a medida dos peixes apresentados;

– Manter comportamento não condizente com as regras elementares do convívio social, bem como desacato ou agressão as competidoras, autoridades e o público presente;

– Permitir que qualquer pessoa não inscrita no campeonato auxilie a equipe da captura de peixes;

– Venha a praticar ato doloso durante o evento;

– Não permitir a inspeção da embarcação pelos fiscais da prova;

– Tentar fraudar, usar de má fé ou usar de quaisquer meios ilícitos para tirar vantagens dentro da competição;

Cada competidora inscrita torna-se uma fiscal do campeonato, cabendo a ela registrar perante a organização do evento, denúncia formal de descumprimento do regulamento com provas através de fotos e vídeos, identificando a equipe infratora, caso contrário a equipe que acusar sem provas será desqualificada.

Após o encerramento da prova, a competidora terá até às 13:00h para formalizar a denúncia.

DA PREMIAÇÃO

Equipes 1º lugar

– 02 carretilhas Rexton e 02 varas cadenza 8-17 lb – Ofertado pela empresa apoiadora Pantanal Pesca, Camping & Náutica;

Individual Maior peixe

– Camiseta de pesca com proteção UV e troféu – Ofertado pela empresa apoiadora Pantanal Pesca, Camping & Náutica;

A participante que pescar o maior peixe, independente da colocação da equipe, receberá a premiação pela conquista.

As demais equipes participantes receberão um troféu de participação e squeeze (um por participante), sendo que as 10 primeiras equipes inscritas também receberão camisetas ofertadas pela empresa apoiadora Saúde Premier.

DA ANULAÇÃO OU SUSPENSÃO DA PROVA

Em casos de força maior, tempo severo, vendaval ou outro fenômeno que impossibilite a navegação e coloque em risco a segurança dos participantes, a prova poderá ser cancelada ou suspensa, a critério da comissão organizadora. Em caso de cancelamento, haverá entrega dos prêmios por sorteio, após avaliação da organização. Em caso de suspensão será marcada nova data para realização do torneio.

DAS DISPOSIÇÕES COMPLEMENTARES

– No ato da inscrição, a participante dá permissão para o uso de quaisquer fotos e vídeos que sejam tirados durante o Campeonato, para fins de publicidade, notícia ou simples registro do campeonato.

– Os organizadores e autoridades que estarão presentes no evento não se responsabilizarão por eventuais perdas ou danos a pertences, que aconteçam durante a competição.

– Eventuais casos omissos deste regulamento serão apreciados e julgados pela comissão organizadora.